Como conciliei estudos e trabalho?

Você se vê diante de ter que estudar para as provas, trabalhar, concursos, namoro, amizades, shows, família... E esse tanto de compromissos que não parecem ter fim e teu dia tem apenas 24 horas?! Você não é o único!












Acredito que maior parte da população encara a vida assim e na maior parte do tempo sente-se um pouco perdido diante dessa infinidade de atividades. Não vou te dizer que tem pó mágico para isso e muito menos solução. Mas tem algo que facilitou minha vida acadêmica, junto ao trabalho, estágio, academia... Planilhas, calendários e organização! Nada de deixar para depois. Acredite, assim como você, eu amo ler, séries, escrever, responder aquele livrinho de "uma pergunta por dia" e deitar na cama e não fazer mais nada! Mas para quem tem tantos compromissos isso vira raridade.

Como eu consegui vencer esses cinco anos de faculdade e mesmo assim não deixar a vida social de lado?
Bom... Eu sempre gostei de estudar os assuntos antes, mas nem todos assuntos! Alguns me chamavam mais atenção e outros eu preferia deixar para véspera de prova (e me arrependia). Mas toda a minha vida eu tive algo que me ajudou bastante: agenda! 
Todo início de ano eu compro uma agenda e nela sempre anoto tudo que preciso lembrar, sempre anotei assuntos super importantes e que precisavam de mais atenção. Eu gostava de fazer planilhas para o mês inteiro, nela eu colocava tudo que eu já havia marcado para o mês. Sempre deixei para sair apenas aos finais de semanas, para não atrapalhar a rotina e chegar no outro dia na faculdade/trabalho cansada. Quando eu não trabalhava na parte da tarde e passava amanhã na faculdade, eu tinha uma meta para o meu dia: Começar a estudar as 14:00 horas da tarde e terminar às 18:00 horas. Assim eu poderia fazer o que quisesse com o restinho da minha noite ( ler, assistir séries, ficar na internet) e tinha a melhor coisa do mundo: 8 horas de sono por noite. Quando comecei a trabalhar eu passei a minha faculdade para a noite e trabalhava durante o dia! Parece que a coisa ficou séria, não é mesmo? Sim! Muito séria. Mas nada para enlouquecer... só em algumas épocas! Quando estava longe das provas sempre marcava grupos de estudos aos finais de semana, para não deixar assuntos para última hora, de preferência Sábado. Deixei de sair mais sim, pois tudo na vida tem seu sacrifício! Mas eu preferia estudar o sábado todo e descansar aos domingos, e lógico durante a semana na madrugada eu estudava. Como meu namorado estudava comigo, facilitou bastante nossa relação, apesar de ser bem estressante! Evitei viajar com familiares, mas algumas vezes deixava de estudar para ficar com eles. Sempre colado em mural tudo o que eu precisava concluir no dia/semana/mês.
Para não dificultar ainda mais minha vida, eu estudava muito para não perder nenhum curso da faculdade! Isso é atraso de vida! Acreditem! É melhor passar noites sem dormir. Sim, já fiquei sem dormir.
Vou contar o pior dia:
Tinha que entregar um projeto e estava tendo concreto na obra, precisava terminar o projeto e ficar na obra. Mas como? Não dormia a noite! Mas como tudo passa, isso passou! E consegui entregar a tempo.
Comecei a trabalhar só um horário e estudar a noite, o que facilitou bastante minha vida e ficou mais organizada, só então eu comecei a praticar exercícios na parte da tarde e estudar com mais frequência. Meus finais de semana ficaram para unhas e cabelos, namorado e estudar.
Sem falar que eu ainda fazia aulas de inglês. Pois é gente, depois de cinco anos eu não sei como tudo isso deu certo! Mas só depende de organização e força de vontade! Nunca deixar para amanhã, pois amanhã você pode ficar de folga ou acrescentar seu currículo. Procurem destacar-se em trabalhos, pois isso fará grande diferença. E o mais importante: façam tudo com satisfação, tornará o trabalho menos cansativo!

Beijos.


Nenhum comentário: